15 Actividades para um fim-de-semana de chuva


Os fins-de-semana chuvosos já começaram e aqueles planos de ir ao parque têm de ser adiados. O que fazer para tornar estes fins-de-semana mais divertidos? Aqui vão algumas sugestões de actividades para toda a família.


- Fazer bolachas - Utilizem cortadores com formas variadas e divertidas.

- Quem sou eu - um jogo divertido e que não exige muito material. Escrevam num post it o nome de uma personagem de desenhos animados ou de um animal e colem na testa de outro jogador sem que este veja o que la está escrito. Depois de todos terem um papel na testa, cada um deve fazer perguntas a outro jogador acerca da sua personagem ate descobrir quem é. Por Ex. Sou um animal? Tenho quatro patas? Tenho asas?..

- Construir Puzzles - fazer puzzles é muito divertido e promovem o desenvolvimento cognitivo das crianças.

- Pintura criativa - utilizem diversos materiais para pintar para além do pincel e dos dedos. Vejam algumas ideias

- Acampar dentro de casa – utilizem uma tenda verdadeira ou construam uma com lençóis, cadeiras e almofadas e imaginem que estão a acampar no campo.

- Pintar com a chuva – deitem umas gotas de tinta numa folha de papel, coloquem-na à chuva e a chuva acabará a vossa pintura. Quando estiver como querem retirem da chuva e deixem secar a folha em cima de jornais.


- Façam um Espectáculoescolham uma história, distribuam as personagens, procurem adereços e roupa nos armários e encenem essa historia para depois apresentar à restante família.

- Construir um forte ou um castelo com caixas de cartão - Tem algumas caixas de cartão em casa? Então dêem asas à imaginação e construam pequenos mundos de fantasia. Ideias aqui


- Chuva colorida – Façam chuva às cores utilizando apenas um copo com água, com um pouco de espuma de barbear em cima e algumas gotas de corante alimentar. Observem o efeito das gotas a escorrer pela água, como se fosse chuva colorida, registem em fotografia e depois façam uma pintura inspirada nesse efeito.

- Arrumar e ajudar - Seleccionem alguns brinquedos e roupa que já não usem para oferecer a uma instituição. É importante que as crianças aprendam a ser solidárias.

- Cinema Escolham um filme divertido, façam pipocas e descontraiam

- Abram um bar – juntem umas mesas e cadeiras, tragam snacks e bebidas da cozinha, desenhem uma ementa e Bar aberto!


- Recordem as férias – Organizem as fotografias das férias, façam um álbum digital ou uma montagem com as melhores fotografias para pôr num quadro.

- Jogos dos pais – Procurem nas arrecadações e sótãos aqueles jogos de tabuleiro da vossa infância e ensinem os filhos a jogar.


- Correspondência – Desenhem postais e escrevam aos parentes que estão longe. Enviem-nos da forma tradicional, via correio. 


Artigo de Pintas Laranja publicado em Pumpkin.pt

Comentários