Livro sobre Diversidade




Eis algumas sugestões de leitura para falar e debater com as crianças: a diversidade, as diferenças e particularidades de cada um de nós. São livros que ajudam a explicar e demonstrar como a diversidade racial e cultural, as características físicas ou as limitações nos tornam únicos e especiais. 






Emma Damon

Editorial Presença

Público alvo: A partir dos 3 anos


"Felizmente somos todos diferentes, quer a nível físico, quer a nível emocional. Este livro-brinquedo promete encantar os mais novos, mostrando crianças diferentes e dos vários cantos do globo. No final, há uma surpresa - um espelho, para um exercício divertido de auto-descoberta, e também uma página onde cada criança pode registar as suas características especiais. Uma obra feita de ternura, à imagem do mundo infantil."





Paula Teixeira

Plátano Editora

"O Som das Cores é a primeira história desta coleção, e é ela própria um hino à inclusão. Um livro onde os personagens das ilustrações fazem língua gestual portuguesa (LGP) e contém os abecedários em LPG e em Braile, para s crianças aprenderem a falar com as mãos e a escrever picotando numa língua diferente. Inclui ainda um DVD lúdico-pedagógico, com o videoclip da música original feita a partir da história. O DVD é também audiolivro, pois a história é contada em LGP e sonorizada. Aqui os surdos vêem. Os cegos ouvem."




Por Que Somos de Cores Diferentes? 

Carmen Gil

Campo das Letras

Público alvo: 1º ano de escolaridade

"Quando era mais pequeno, estava sempre a perguntar: Porquê? Porquê? Porquê? Já tenho 7 anos e não faço tantas perguntas, mas tenho ainda muitos "porquês" sem resposta. Agora leio bastante e cada vez gosto mais. E tenho amigos e amigas que lêem tanto como eu. 


Se observares a cor da pele dos meninos e meninas à tua volta, vais ver que nem sempre é igual. Umas peles são mais brancas, outras mais escuras e algumas completamente negras. Aprende agora com a Marta e a sua amiga Kaelo a responder à pergunta "Por que somos de cores diferentes?" 





Luísa Aguilar

Kalandraka

Público alvo: A partir dos 3 anos

"Ter as orelhas grandes, o cabelo rebelde, ser alto ou baixo, magro ou rechonchudo... até a mais insignificante característica pode ser motivo de troça entre as crianças. Por isso é necessário um livro que demonstre a todos, tanto àqueles que fazem como àqueles que recebem algum comentário depreciativo, que esse tipo de comportamento é reprovável. 

E especialmente para os que são apontados pelos outros, a mensagem que lhes transmite este conto é que convertam em positivo aquilo que para outros é motivo de gozo. Porque se devem valorizar as características que nos diferenciam dos outros para nos distinguirem como seres especiais e únicos. Porque reconhecer e inclusive reivindicar a diferença nos fortalece, aceitando-nos como somos e reforçando a nossa personalidade. Esse é o primeiro passo para aprendermos a rir-nos de nós próprios..."





Luísa Ducla Soares

Edições Nova Gaia

Público alvo: A partir dos 3 anos

"Esta colectânea de contos vive da variedade. Inclui histórias de índole tradicional, outras dos tempos modernos mas, entre todas, sobressai a que lhe dá o título: Meninos de Todas as Cores, que a OIKOS e a UNICEF adoptaram como base de uma campanha conjunta contra o racismo e a segregação."







Mónica Gaiolas

Coisas de Ler

Este livro infantil visa introduzir o tema gaguez, de forma lúdica e aprazível, permitindo que a criança não se sinta sozinha com o seu problema e que vá, ao longo do livro conhecendo a gaguez, desmistificando os medos que dela possam advir e desenvolvendo comportamentos comunicativos que promovam a fluência da fala. É igualmente um importante e único, até à data, material de apoio na intervenção terapêutica de psicólogos, terapeutas da fala e outros profissionais saúde e educação, com estas crianças, ao nível da gaguez.





Paula Teixeira

Plátano Editora

"Amizade sobre Rodas é um verdadeiro sopro de inspiração! Um livro totalmente incluso, que sublinha a importância da solidariedade e da entreajuda. Escrito com uma sensibilidade e ternura, qualidades intrínsecas da autora."









Emma Brownjohn

Editorial Presença

Público alvo: A partir dos 3 anos

"Um encantador livro-brinquedo que mostra às crianças que seja qual for o nosso corpo, somos todos iguais. Altos, baixos, magros, gordos, brancos ou pretos, a verdade é que todas as raças e feitios se complementam umas às outras sendo este livro um hino à aceitação da diferença."








Rosário Alçada Araújo

Impala

Público alvo: a partir dos 3 anos

"Um livro sobre um tema tão difícil de tratar como o racismo, que se optou por o fazer de uma forma extremamente pedagógica – através de uma “parábola”. Esta conta como era difícil viver na Aldeia da Complicação, onde, um dia, uma visita lhes ensina toda a riqueza da diferença."





Todd Parr

Edições Gailivro

Público alvo: a partir dos 6 anos

"Não faz mal ajudar um esquilo a apanhar nozes Não faz mal ter diferentes tipos de amigos Não faz mal pedir um desejo Não faz mal ser-se diferente. Tu és Especial e Importante só por seres quem tu és."






Fonte das sinopses: Wook.pt


Comentários

  1. Gostaria muito de comprar o livro Somos todos diferentes, mas não estou conseguindo encontrar. Você poderia me dizer onde posso comprar?

    ResponderEliminar
  2. Gostaria muito de comprar o livro Somos todos diferentes, mas não estou conseguindo encontrar. Você poderia me dizer onde posso comprar?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário