Bijuteria com massa de sal



A massa de sal é muito fácil e económica de fazer. Permite moldar facilmente e com ela fazer bijuterias, peças de decoração e muito mais. 






Ingredientes para a massa de sal:

- 2 copos de farinha
- 1 copo de sal fino
- 3/4 de copo de água
- 1 colher de sobremesa de óleo
- uma tigela

Para a pulseira, vamos precisar:
- cortadores ou moldes de bolachas
- pau de espetada
-  fio elástico
- tintas e pincéis




Para preparar a massa, deita na tigela a farinha e o sal. Acrescenta aos poucos a água e mistura. Junta o óleo e amassa tudo muito bem até obteres uma massa plástica, que consigas mexer sem que parta e crie fendas. 

Quando a massa estiver bem maleável, faz várias bolinhas com cerca de meio centímetro e faz um buraco com o pau de espetada. Estende um pouco de massa e corta as formas que queres ter na tua pulseira - uma borboleta, uma flor - e faz-lhes um buraco no meio. Os buracos para passar o fio, devem ficar grandes e definidos pois quando a massa for ao forno irá inchar e os buracos vão fechar um pouco.

Se não tiveres cortadores de bolachas, podem fazer a pulseira com com bolinhas e seres mais criativo na pintura.



Com supervisão de um adulto, coloquem as peças moldadas no forno a 150º entre meia hora a uma hora, dependendo do tamanho das peças. A massa estará bem cozida quando estiver dura e corada. Tirem a massa do forno e deixa arrefecer.

Quando a massa estiver fria, pinta as peças com cores alegres. Após a tinta estar bem seca, passa o fio elástico pelas peças, construindo assim a tua pulseira.






Outra ideia


Comentários

Enviar um comentário